Projecto da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa


- “IR AO ENCONTRO”-


A Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, entidade canonicamente erecta, é uma associação pública de fiéis, cultual e de misericórdia que assume como principal missão a prática das Obras de Misericórdia, em especial as sete Obras Espirituais, bem como a realização de actos de culto católico.


A Irmandade tem a sua sede na Igreja de São Roque e tem uma particular relação institucional com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que conforme aos seus Estatutos, deverá viver “…de acordo com a tradição cristã do seu compromisso originário”, o que impõe à Irmandade uma presença activa na vida da Santa Casa, “enquanto garante dos seus princípios enformadores”


A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem em funcionamento cerca de 150 Equipamentos Sociais e de Saúde na Cidade de Lisboa e alguns nos arredores – Creches, Jardins de Infância, Centros de Acolhimento Infantil, Centro de Dia, Centros de Promoção Social, Lares, Centros de Reabilitação, Hospitais, Unidades de Saúde e Cuidados Continuados, etc.etc., para crianças, jovens, adultos e idosos.

Compete à Irmandade assumir as competências e responsabilidades que lhe estão assignadas e designadamente:

  • O promover a assistência espiritual e religiosa a todos os utentes nos diversos Equipamentos Sociais e de Saúde; 
  • O assegurar o culto da religião católica nas Igrejas e Capelas da Santa Casa (cerca de 20 locais) com especial enfase na Igreja de São Roque; 
  • A tutela do Espirito Cristão que enforma a acção da Santa Casa.


É neste âmbito que a Irmandade de São Roque lançou o Projecto “IR AO ENCONTTRO”.

 

Diariamente, de manhã e à tarde, Irmãos de São Roque e Voluntários, sempre que possível acompanhados por um sacerdote, (Capelão da Santa Casa, Capelão do Equipamento, Sacerdote ao serviço da Irmandade) visitam os utentes integrados ou residindo nos Equipamentos.


Aí poem em prática, em acções concretas, as Obras de Misericórdia, designadamente as espirituais; “dar bom conselho, ensinar os simples, consolar os tristes”. No encontro com os Utentes e Colaboradores cultiva-se a empatia, com o verdadeiro intuito de chegar a cada um de acordo com as suas carências, afectivas, de companhia, de escuta, de apoio espiritual e religioso.


Respondendo a solicitações apresentadas pelos Equipamentos (por exemplo no seu Aniversário) ou por iniciativa e proposta da Irmandade realizam-se acções catequéticas e Celebrações religiosas (Oração do terço, Celebrações eucarísticas, distribuição da comunhão, Unção de Doentes, Confissões, peregrinações, etc.) e de animação (contar historias de Santos, em especial de São Roque, pequenos concertos do Coro da Irmandade ou de outros, até do próprio ou de outros Equipamentos, visitas à Igreja e Museu de São Roque, Carnaval e Santos Populares, etc.).


No que concerne às crianças lançamos a semente de São Roque, contando a vida do Santo, através do nosso livro “Um menino chamado Roque”, tendo oferecido nos 14 Centros de Acompanhamento Infantil mais de 3 centenas destes livros.


Recorda-se que estes Equipamentos encontram-se situados, quase na sua totalidade, nas áreas e bairros mais marginalizados, com populações de vida difícil, desestruturada, com muitos utentes com as relações familiares muito fracas ou extintas, vivendo isolados, com as fraquezas da idade e das doenças, obrigados a conviver com as duas, três ou mais dezenas de Utentes do Equipamento em que residem.


A Equipa de Irmãos e Voluntários que realiza estas acções, nomeadamente este Projecto, “Ir ao Encontro”, compõe-se neste momento por seis membros leigos e um sacerdote.


É um trabalho largo e espiritualmente compensador, que leva a alegria cristã a muitos milhares de crianças, jovens e adultos, que dessa alegria tanto necessitam.


Pelo entusiasmo e carinhoso acolhimento dos Colaboradores, Profissionais e Utentes da Santa Casa com quem nos temos cruzado, estamos certos que em conjunto poderemos construir mais e melhor, indo ao encontro uns dos outros.