"Ir ao Encontro" em tempos de Pandemia

- Setembro

Regresso da Irmandade da Misericórdia e de S. Roque de Lisboa

set1

 

 

Celebração da Natividade da Nossa Senhora

set2

 

 

Distribuímos à Residência Madre Teresa de Calcutá Pagelas desta Santa Especial

set3  set4

 

Celebração da Festa dos Arcanjos- 29 de Setembro

set5  set6

Projecto da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa


- “IR AO ENCONTRO”-


A Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, entidade canonicamente erecta, é uma associação pública de fiéis, cultual e de misericórdia que assume como principal missão a prática das Obras de Misericórdia, em especial as sete Obras Espirituais, bem como a realização de actos de culto católico.


A Irmandade tem a sua sede na Igreja de São Roque e tem uma particular relação institucional com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que conforme aos seus Estatutos, deverá viver “…de acordo com a tradição cristã do seu compromisso originário”, o que impõe à Irmandade uma presença activa na vida da Santa Casa, “enquanto garante dos seus princípios enformadores”


A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem em funcionamento cerca de 150 Equipamentos Sociais e de Saúde na Cidade de Lisboa e alguns nos arredores – Creches, Jardins de Infância, Centros de Acolhimento Infantil, Centro de Dia, Centros de Promoção Social, Lares, Centros de Reabilitação, Hospitais, Unidades de Saúde e Cuidados Continuados, etc.etc., para crianças, jovens, adultos e idosos.

Compete à Irmandade assumir as competências e responsabilidades que lhe estão assignadas e designadamente:

  • O promover a assistência espiritual e religiosa a todos os utentes nos diversos Equipamentos Sociais e de Saúde; 
  • O assegurar o culto da religião católica nas Igrejas e Capelas da Santa Casa (cerca de 20 locais) com especial enfase na Igreja de São Roque; 
  • A tutela do Espirito Cristão que enforma a acção da Santa Casa.


É neste âmbito que a Irmandade de São Roque lançou o Projecto “IR AO ENCONTTRO”.

"Ir ao Encontro" em tempos de Pandemia

 

Com a Pandemia de Covid-19, deixou de ser possível estamos presencialmente no Equipamentos da SCML, mas mantemo-nos unidos através dos canais de comunicação que estão ao nosso dispor.
De salientar que contacto presencial que mantivemo-nos até Março foi fundamental para conhecermos as necessidades que foram partilhados connosco e procuramos nas atividades que vamos desenvolvendo corresponder a essas necessidades através do calendário religioso de cada época.

 

- MARÇO:

No inicio da Pandemia já declarado o Estado de Calamidade, Evocámos S. Roque, a sua Oração e partilhámos uma mensagem do Rev. P. Henrique Oliveira.

thumbnail image005 thumbnail image002

 

- ABRIL:

Neste mês foi proposta aos Equipamentos uma actividade para a Quaresma e Páscoa:

 

Sugestão de Atividade:

* Para o domingo de Ramos (5 de Abril): construir uma Cruz (de madeira, ramos de árvores ou outro). Colocar num lugar visível (porta, janela, jardim, varanda, etc) com uma faixa roxa;

* No Sábado (11 de abril), vigília Pascal – colocar uma vela de forma a assinalar a celebração da Ressurreição de Jesus;

* Domingo de Páscoa- adornar a Cruz com flores ou outro tipo de materiais que tenha esse efeito. Em alternativa envolver a Cruz com uma faixa/pano branco e assim comemorar este dia especial.

 

- MAIO:

A abertura da Igreja de S. Roque a 18 de maio, foi uma enorme alegria para todos ser novamente possível rezar em comunidade com a segurança e com o cumprimento das Regras da Direção Geral de Saúde.
De 19 a 30 de Maio rezámos Terço na Igreja de S. Roque pelos Equipamentos da Santa Casa da Misericórdia. Com o apoio do Núcleo dos Audiovisuais da SCML gravamos os dias a que correspondem cada Mistério e partilhamos Equipamentos, de modo a estarmos todos unidos em Oração.

 

thumbnail image009 

 

Foram também oferecidos 347 Terços e uma Brochura aos Utentes dos Equipamentos da SCML, no dia 13 de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima.

1 2 1

 

Foram ainda assinalados os dias festivos de Santa Rita de Cássia (22/05) e de Nossa Senhora da Visitação (31/05), com a distribuição de Pagelas pelos Equipamentos Sociais com os mesmo nomes.

pagela santa rita cassia  pagela ns visitacao 

 

- JUNHO:

Em Junho tivémos vários acontecimentos a assinalar:

- Desejámos a todos os Equipamentos de Infância, votos de um bom recomeço de Atividade.

livro s roque criancas 

Livro da Irmandade da Misericórdia e de São Roque para as crianças.

 

  desenho s roque

Desenho elaborado em 2019 por uma criança de Jardim de Infância da SCML, quando fomos contar a história de S. Roque.

 

- 11 de Junho- Assinalámos a Solenidade do Corpo de Deus

Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.° dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia, de Quinta-feira Santa.

junho corpo deus

 

- Mês de Junho é o mês dos Santos Populares
Com o avanço do Cristianismo no século XI, os ritos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século XII, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo António (13) e São Pedro (29). É por isso que esses três santos são os padroeiros das festas juninas!
Assinalámos a celebração destes Santos, partilhando as seguintes publicações:

 

sto antonio

 

s pedro

 

s joao 

 

- 19 de Junho – Dia do Sagrado Coração de Jesus 

Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
De 1 coração multiplicámos por 1025 CORAÇÕES. A Equipa do Projeto “Ir ao Encontro” de forma dedicada e inspirada pela Oração do Sagrado Coração de Jesus de 1 Coração, elaborou manualmente cerca de 1025 e partilhou com os utentes dos Equipamentos da SCML.
Nas nossas reflexões em Equipa, partilhámos o quanto nos sentimos agradecidos pela forma sempre amável e dedicada sempre que fomos acolhidos nos Equipamentos. Em conjunto organizamos as nossas atividades e foi sempre muito positivo e enriquecedor. Também por isso e de forma simbólica, elaborámos 95 marcadores para oferecer aos responsáveis dos Equipamentos que tão bem nos souberam receber.

sem titulo

 

sagrado coracao de jesus

 

 

- JULHO:

Dia 2 de Julho celebrou-se o 522º Aniversário da SCML com uma Eucaristia em Acção de Graças. A celebração foi presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar da Diocese da Lisboa e contou com a presença de alguns Irmãos da nossa Irmandade.

sem titulo1 sem titulo2

 

Ainda em Julho, assinalámos a datas festivas dos Santos do mês e distribuímos pagelas aos Equipamentos com o mesmo nome:

 

- 4 de Julho – Rainha Santa Isabel de Portugal

pagela santa isabel


- 8 de Julho – Santo Eugénio

pagela sto eugenio

 

- 11 de Julho – São Bento

pagela sao bento


- 15 de Julho- São Boaventura
pagela s boaventura 15.07.2019

- 16 de Julho- Nossa Senhora do Carmo

pagela ns carmo 16.07.2020



- 22 de Julho- Santa Maria Madalena

pagela santa maria madalena



- 25 de Julho- S. Cristóvão
pagela s cristovao