Auto de Natal 2022

 

cartaz auto 2022

É com muita alegria que retomamos a realização do Auto de Natal de forma presencial, aqui na Igreja de São Roque, depois das duas edições em gravação a que o vírus nos obrigou. Mas foi com a gravação dos autos que mantivemos ininterruptamente a realização do Auto. Só isso é já motivo de celebração pelo que significa de regresso a uma maior normalidade. Será o 19º ano consecutivo que a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa com o forte e imprescindível apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, dos seus Dirigentes, Colaboradores e Voluntários, leva a cabo esta iniciativa de marcar o Natal com um Auto alusivo, sempre renovado, com um Guião e um tema específico, celebrando o nascimento do Deus Menino e a sua Mensagem de Paz entre todos os homens de boa vontade.

Com uma alegria que se renovava em cada sessão cerca de duas centenas de crianças, de jovens, e de outros menos “jovens”, foram ensaiando, entusiasmados com o participar nesta festa, que tem de continuar para lá destas representações.

Este Auto de Natal 2022 traz à nossa presença depoimentos, recolhidos nos vários bairros da Cidade, de situações vividas com ansiedade e sofrimento, com superação e vontade de viver, ou, como simbolicamente se sintetiza, num nascer de novo. E quantas vezes será necessário nascer de novo, “nascemos quantas vezes?” Todas as que seja necessário. Assim haja coragem e força para renascer. Quantos e quantas famílias têm de nascer várias vezes, para sobreviver, para ultrapassar os obstáculos as contrariedades e até os maus tratos físicos e morais, que a vida lhes levanta. Resistem, aquecidas pelos seus ideais, conseguem sobreviver, e mais que isso, resistir, renascer e ser felizes. E quantas e quantas vezes “nascem quantas vezes?”

As próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que celebraremos em 2023 em Lisboa, vão ecoar no Auto, recordando a pressa de Maria em se colocar ao serviço de sua prima Isabel; “Maria levantou-se e partiu apressadamente” Lc 1, 39. É uma frase do Evangelho de São Lucas que narra a forma como Maria, a Mãe de Jesus, sabendo que sua prima Isabel, já de idade avançada está gravida, parte em sua ajuda com pressa, com entrega, para servir, com Amor. Este foi o tema que o Papa Francisco, escolheu para chamar os jovens de todo o Mundo para se encontrarem, com ele em Lisboa, em Agosto do próximo ano, e tal como Maria, partirem apressadamente para salvarem o planeta Terra, salvarem os Homens e Mulheres de todo o Mundo, da escravatura e da guerra, para que o mundo seja melhor. Se alguém precisa de nós, e há sempre alguém que precisa de nós, todos precisamos permanentemente uns dos outros, sigamos o exemplo de Maria, e sem demora, partamos em auxílio.

Um sentido agradecimento da Irmandade à Santa Casa e a todos os que possibilitaram esta Festa, para todos os votos de um Santo Natal e de um Ano de 2023 renascido.

O Irmão Vice-Provedor

António Balcão Reis