Prefácio

O Natal, a festa que ao longo do ano é de todas a mais esperada, é celebrado na Igreja de São Roque de uma forma muito especial, com um Auto de Natal, promovido pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A Auto de Natal, já na sua 13ª edição, criou tais raízes que o tornam um evento indispensável nos calendários da Irmandade e da Santa Casa.

É um acontecimento esperado com expectativa pelos que nele participam, pelos seus familiares, pelos que assistem e por todos os que das formas mais diversificadas contribuem generosamente com o seu tempo, com a sua dedicação e generosidade para tornar possível a sua realização.

Muito mais que uma bela representação cénica, avulta o projecto pedagógico que lhe é inerente e que em rigor se estende ao logo de todo o ano, assumindo particluar intensidade nos últimos quatro meses com o envolvimento directo dos executantes.

Cada um contrubiu com a sua arte, de aquisição recente ou já antiga. Cantando, dançando, declamando, tocando, recitando e todos representando, construíram um espectáculo, de todos para todos, crianças e jovens e adultos, de tenra idade ou já bem entrados nos anos.

Participando, aprende-se o valor do trabalho em equipa, da responsabilidade que cabe a cada um noêxito geral, cresce-se em auto-estima e no respeito por si próprio e pelos outros e simultâneamente apreende-se a mística do Natal, a transcendência e a espiritualidade do nascimento de Jesus Menino.

No encanto da história, tão singularmente contada, com muita inspiração e originalidade, ressaltam os verdadeiros valores do Amor de Cristo Menino, da disponibilidade, do serviço aos outros, em especial aos mais carentes de apoio, material e moral, que anseiam por gestos concretos de ternura e amor.

Possa a nossa "estalagem" estar permanentemente aberta aos peregrinos que procuram o camnhi do bem e da verdade.

 

António Balcão Reis

Irmão Segundo Vice-Provedor

IMSRL