A Quaresma e a Semana Santa, ou Semana Maior como é chamada no Oriente e na vizinha Espanha, são vividas pela Irmandade e na Igreja de São Roque com a intensidade própria da “festa das festas”, “solenidade das solenidades”.

Na Semana Santa celebra-se a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Tem início com o Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.

Via Sacra na Igreja de São Roque

Nas quartas-feiras do período quaresmal, a Irmandade promove a Via Sacra na Igreja de São Roque antecedendo a celebração da Eucaristia.

A Via-Sacra é uma devoção em louvor da Paixão de Jesus Cristo que se pratica sobretudo no tempo da Quaresma.

Os fiéis recordam a caminhada de Jesus para o Calvário evocando episódios da história da Paixão de Cristo acompanhando espiritualmente o trajecto de Jesus desde a agonia no Jardim das Oliveiras, até à morte na Cruz e deposição no Sepulcro. Em cada Estação ou Passo da Via Sacra faz-se uma paragem para oração e meditação. Todas as igrejas têm uma Via Sacra e as estações são assinaladas com uma pequena cruz (caso da Igreja de São Roque) por uma pintura ou por uma peça escultórica.

Ler mais...

Procissão do “Ecce-Homo”

A Procissão do “Ecce-Homo”, recentemente recuperada pela Irmandade, realiza-se na Quinta-feira Santa, no adro da Igreja de São Roque, Largo Trindade Coelho.

Ler mais...

Visita Pascal

Recuperando antiga tradição a Irmandade realiza a Visita Pascal aos Serviços Centrais da Santa Casa e ao Departamento de Jogos.

Trata-se de uma iniciativa que é sempre acolhida com muita espontaneidade, generosidade e simpatia em todos os departamentos visitados. De um cesto distribuem-se pagelas com votos de uma Santa e Feliz Páscoa e de outro umas amêndoas para adoçar o dia.

É um momento de presença física e espiritual da Irmandade de São Roque, no seio da grande comunidade dos trabalhadores da Santa Casa, desde a Mesa da SCML e dirigentes, até todos os seus colaboradores, sem distinção de níveis.

Tríduo Pascal em São Roque

O Tríduo Pascal composto por Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo, culminando com a Solene Vigília Pascal, é a celebração mais importante na vida da Igreja. Esses três dias são o centro não só do ciclo da Páscoa, mas de toda a liturgia da Igreja. 

O Tríduo Pascal é o memorial de um drama de amor que nos dá a certeza de que nunca seremos abandonados nas provações da vida
- Papa Francisco

Ler mais...