
A procissão é organizada pela Real Irmandade de Santa Cruz e Passos da Graça, com um empenhado apoio da nossa Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa.
A Irmandade dos Passos da Graça indica o ano de 1587 como sendo o do início desta Procissão, na sequência da instituição da sua Irmandade em 1586, e refere-a como a primeira procissão de Passos “em antiguidade”, sendo “percursora das procissões de Passos espalhadas por Portugal e pelo mundo
A Procissão sai da Igreja de São Roque com destino à Igreja da Graça, sendo seguramente a maior manifestação pública de fé que anualmente se realiza na cidade de Lisboa.
Desde 1910 que a Procissão tinha o seu percurso confinado apenas à Graça, mas em 2013 retomou “percurso original”, desde a igreja de S. Roque, no Bairro Alto, até à igreja da Graça, percorrendo diversas artérias da cidade entre as colinas de São Roque e da Graça, com paragem junto de sete "Passos": Igreja de São Roque, Igreja da Encarnação, Igreja de São Domingos, Ermida de Nossa Senhora da Saúde, Passo do Terreirinho (Rua dos Cavaleiros), Casa de São João de Brito (a Santo André) e Igreja da Graça.