Ocorre sempre no primeiro Domingo de Outubro e constitui momento alto das Festas em honra de São Roque, a Solene Procissão com as Relíquias do Santo.

A Procissão com a Relíquia de São Roque e a imagem do Santo Patrono percorre as ruas do Bairro Alto, num ato de manifestação pública de fé, de peregrinação e de testemunho, mantendo vivo o culto a São Roque e divulgando as singulares obras de caridade e de misericórdia, garantidas por contínuo exercício de solidariedade e em comunhão de sentimentos.

Os itinerários da Procissão têm variado mas são sempre percorridas as ruas do Bairro Alto. Em 2011, o cortejo saiu da Igreja de São Roque e dirigiu-se ao Largo do Carmo, onde foi evocada a primeira sede da instituição da Irmandade do Glorioso São Roque dos Carpinteiros de Machado (em 1570) e regressou a São Roque.

Com a fusão, em 2011, na Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, da Irmandade da Misericórdia de Lisboa e da Real Irmandade do Glorioso São Roque dos Carpinteiros de Machado, passaram as três Irmandades a fazer um caminho comum de evocação e veneração a São Roque, em manifestações públicas de afirmação religiosa, como esta Procissão, e em actos mais íntimos de índole espiritual, cultural e social, dando testemunho da nossa Fé através da prática das Obras de Misericórdia.

Em 2014, fazendo jus a esta auspiciosa fusão, as Santas Relíquias de São Roque, peregrinaram da sua Sede na Igreja de São Roque até à Capela de São Roque do Arsenal de Marinha, onde teve a sua sede a Real Irmandade do Glorioso São Roque dos Carpinteiros de Machado, aí terminando a Procissão com a Celebração da Palavra.

Que a carga simbólica deste acto possa florescer em novas iniciativas, dinamizadoras da actividade das Irmandades reunidas, no cumprimento da sua Missão histórica do apoio material e espiritual dos Irmãos.

Por intercessão de São Roque, na veneração das suas Relíquias pelo povo de Deus, sejam atendidas as nossas súplicas e sejam abençoadas as nossas preces para maior Glória de Deus.

No V Domingo da Quaresma, a Irmandade organiza a Procissão em honra do Senhor dos Passos que percorre algumas ruas do Bairro Alto terminando na Igreja de São Roque. 

Participam tradicionalmente nesta Procissão várias Irmandades da cidade de Lisboa e a Irmandade de Santa Cruz e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo de Alenquer de Alenquer. 

Terminada a Procissão, já no interior da Igreja, tem lugar uma reflexão final de encerramento.