A peregrinação é uma jornada empreendida, por motivos religiosos, a um lugar de devoção, de algum modo consagrado ou marcado por um acontecimento especial de natureza sobrenatural. A Peregrinação é uma forma de culto religioso e de oração em que todo o nosso ser se envolve, física e mentalmente.

A peregrinação na sua raiz histórica é uma caminhada a pé “pelos campos”. Hoje a grande maioria das peregrinações usa os modernos meios de transporte. Independentemente da forma escolhida para atingir o local de devoção, a “caminhada” da peregrinação propícia um sentimento de discernimento de nós mesmos e do mundo, e uma maior abertura e entendimento espiritual, favorece a introspecção e um aprofundado exame de consciência.

A Irmandade promove anualmente uma Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em que para além dos Irmãos e amigos de São Roque se incorporam colaboradores da Santa Casa e sócios da ARMIL.

Peregrinação a Fátima

A Peregrinação anual ao Santuário de Fátima é destinada a todos os Irmãos, seus familiares e amigos, bem como, utentes e trabalhadores da SCML e também à comunidade paroquial, sendo aberta a todos os que se desejem associar.

O programa da Peregrinação é anunciado anualmente seguindo um esquema consistindo basicamente, na recitação do Terço seguida da Santa Missa na Capelinha das Aparições, durante a manhã, o Almoço de convívio e durante a tarde Via Sacra nos Valinhos ou visita ao Museu de Arte Sacra ou a alguma outra exposição. O dia termina com Concentração na Capelinha das Aparições para uma oração individual de despedida a Nossa Senhora.

O ambiente espiritual próprio de uma Peregrinação, que longe de diminuir o calor humano antes o reforça, cria novas vontades e forças e aumenta sentimentos de responsabilidade, de união, de fraternidade e caridade cristã.

É sempre uma bela Jornada de oração à Virgem Maria, de comunhão e afirmação de Fé, rogando a sua protecção e ajuda na superação das dificuldades que a todos afligem.

Peregrinação ao Rosmaninhal

Na primeira terça-feira a seguir ao Domingo de Páscoa da Ressurreição, a Irmandade (Irmãos, voluntários e colaboradores), vai em peregrinação ao Rosmaninhal, no concelho de Idanha-a-Nova, para aí participar nas celebrações anuais em honra de São Roque.

Ao longo dos últimos anos tem-se vindo a estabelecer uma relação de grande cumplicidade, humana e religiosa, entre a nossa Irmandade e a Comunidade do Rosmaninhal devota de São Roque, que conta já com uma dezena de Irmãos na nossa Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa.

Ponto alto da Peregrinação é a Celebração Eucarística, animada pelo coro de Adufeiras do Rosmaninhal e pelo Coro da Irmandade Populus Chorus, seguida da Procissão desde a capelinha de São Roque até à Igreja, no cimo da povoação, entoando o cântico "Aleluia".