A Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa celebra o Mês de Maio, Mês de Maria, destacando-se a recitação diária do Terço na Igreja de São Roque e a Peregrinação ao Santuário de Fátima.
Durante o mês de Maio, diariamente (excepto à 2ª feira) é rezado na Igreja de São Roque o Terço a Nossa Senhora, pelas intenções dos utentes e colaboradores de um Serviço ou Equipamento da SCML, de acordo com um calendário oportunamente divulgado.
A oração do dia 13 de Maio assume um particular significado e acorrem à Igreja de São Roque os utentes dos diversos Equipamentos Sociais designadamente, dos Lares de idosos e Centros de Dia da SCML.
Todos os anos é dirigido um apelo aos Utentes, Voluntários, Trabalhadores, Técnicos ou Dirigentes, de qualquer Serviço ou Equipamento da Santa Casa não expressamente incluído no calendário, e que desejem participar nesta cadeia de oração, a contactar a Irmandade, para que ninguém fique esquecido.
Sobre a Devoção Mariana
A devoção a Nossa Senhora está enraizada na alma dos portugueses que invocam a sua bênção e protecção sob as mais variadas denominações.
O culto dedicado à Mãe de Deus, Nossa Senhora, remonta aos primeiros tempos da Cristandade e assumiu acrescido vigor na actualidade.
A Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de «Mãe de Deus» e sob a sua protecção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades.
A Virgem, Mãe de Deus e nossa Mãe, é colocada acima de todos os anjos e santos e é venerada pela Igreja com culto especial.
A piedade mariana é um elemento intrínseco do culto cristão que encontra a sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, com grande destaque para a devoção do Santo Rosário, a que a Nossa Senhora de Fátima está tão intimamente associada.
Maria reúne em seu redor não só os cristãos mas igualmente os crentes de outras religiões, nomeadamente a religião muçulmana.
Os muçulmanos têm uma grande devoção à Bem-aventurada Mãe e no Corão podemos ler: “Ó Maria, Vós fostes escolhida, purificada e eleita sobre todas as mulheres do mundo”.
Para muitos, Maria tem sido o caminho para o encontro com Deus. É a Ela que recorrem em momentos cruciais da vida, encontrando Nela, o conforto de mãe sempre atenta e presente a cada um.