A DEVOÇÃO DO CULTO À SAGRADA FAMÍLIA
A devoção do culto à Sagrada Família consta dos primórdios da Igreja, mas é no século XIX que ganha especial visibilidade. Duas associações de famílias cristãs consagradas à Sagrada Família estão na base de um amplo movimento de devoção à Sagrada Família, em diversas dioceses de França, Espanha, Itália e Portugal: uma em Liege, dos Padres Redentoristas, (1845) aprovada pelo Papa Gregório XVI e outra em Lion, fundada por um Jesuíta, Padre Francisco Filipe Francoz, (1861) aprovada por Pio IX.
Em 1886 o Papa Leão XIII fez, a pedido de numerosos Bispos, a consagração de todas as famílias cristãs à Sagrada Família.
Em 1892, com o Breve Apostólico Neminen Fugit, instituiu a Associação universal das famílias cristãs consagradas à Sagrada Família, unificando, assim, as diversas associações e movimentos que haviam surgido em torno da Sagrada Família, e confiou a Associação à vigilância do Cardeal Vigário do Papa em Roma.
Em 1893 institui a festa litúrgica da Sagrada Família, que Bento XV em 1921 se estendeu à Igreja universal.
Em 1928, Pio XI encarregou o Procurador-geral da Congregação dos Filhos da Sagrada Família de orientar e dinamizar a Associação. Nesta fonte, bebeu também Monsenhor Joaquim Alves Brás, Fundador, do Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Mons. Brás indicou ao Instituto como primeiro meio para realizar o seu fim específico: promover o culto da Sagrada Família, levando as famílias a entronizar em seus lares a Sagrada Família e a fazerem-lhe a consagração.
Partindo deste culto muito popular no nosso País e nas nossas Paróquias retomamos com o Reitor da SCML, a tradição das visitas do Oratório a esta tão grande Família com tantas moradas que é a Santa Casa.
A ideia é fortalecer os laços entre todos os que a habitam. Levar um pouco de esperança e estimular a caridade que é senão a Misericórdia.
O Oratório da Sagrada Família desloca-se a pedido dos Centros de Dia, Residências, SAD e outros Equipamentos que o desejarem pode permanecer um dia até no máximo de uma semana, conforme a vontade dos que o recebem.