A Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa promove todos os anos na Basílica dos Mártires, no dia 17 de Outubro, “Dia internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo”, uma Celebração Eucarística de sufrágio pelos irmãos em Cristo que, na cidade de Lisboa, faleceram no último ano e por alguma razão, chegam ao fim da sua vida totalmente isolados, sem família, sem amigos, vizinhos ou conhecidos.

São irmãos em Cristo que morrem na rua, nos hospitais e até sozinhos em sua casa. A Irmandade acompanha-os até à última morada, rezando por eles e depositando nas suas campas um ramo de flores, dando-lhes na morte a dignidade que muitas vezes lhes foi negada em vida.

Durante a Celebração, aquando da Oração dos Fiéis, todos são nomeados pelo seu primeiro nome, que também estão gravados em outras tantas faixas brancas, fixadas na Teia, ao redor da Igreja.

Há já anos que o Coro Scherzo, um grupo de amigos, dirigido pela maestrina Sofia Norton, participa na Celebração, conferindo-lhe maior espiritualidade e solenidade.