A Procissão solene com a Relíquia de São Roque e a imagem do Santo Patrono percorre as ruas do Bairro Alto até à Igreja de São Roque, num ato de manifestação pública de fé, de peregrinação e de testemunho, mantendo vivo o culto a São Roque e divulgando as singulares obras de caridade e de misericórdia, garantidas por contínuo exercício de solidariedade e em comunhão de sentimentos.

Os itinerários da Procissão têm sido enriquecidos com a disponibilização de diferentes percursos. Na época contemporânea, o primeiro saiu da Igreja de São Roque, percorrendo as ruas do Bairro Alto e regressando a São Roque. Em 2011, o cortejo saiu da Igreja de São Roque e dirigiu-se ao Largo do Carmo, onde foi evocada a primeira sede da instituição da Irmandade do Glorioso São Roque dos Carpinteiros de Machado (em 1570) e regressou a São Roque.

O novo percurso, que remonta a 2014, sai da Igreja de São Roque, percorre as ruas do Chiado e dirige-se à Capela da Irmandade do Glorioso São Roque dos Carpinteiros de Machado, no Arsenal da Marinha, reforçando assim a fusão, ocorrida em 2011, desta antiga irmandade na Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, renovando os votos de compromisso espiritual.