Esta é a primeira publicação da colecção Arte e Património Cultural, em que se pretende dar a conhecer o património artístico, documental, iconográfico e musical produzido ao longo de quinhentos anos pela Irmandade de São Roque.
Pretende-se evidenciar a iconografia mandada gravar e imprimir pela Irmandade de São Roque, para a festa do Santo patrono, no dia 16 de Agosto, para ser distribuída pela comunidade de crentes, na Capela do Santo, como lugar de oração, invocando a intercessão de São Roque, enquanto advogado contra a peste.
De igual modo, também contribuímos para dar a conhecer o conjunto de gravadores, impressores e livreiros a quem a Irmandade de São Roque entregou as suas encomendas exclusivas de Pagelas e Estampas e Medidas, que eram oferecidas nas cerimónias celebrativas, como forma de cortesia e agradecimento.
Nesta edição decidiu-se também divulgar os extraordinários exemplares de estampagens, datadas dos séculos XVII a XX, de produção nacional, e também produzidas por escultores, gravadores e impressores, de origem francesa, italiana e alemã, e que integram o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, divulgados, em 1955, por Ernesto Soares, na obra Inventário da Colecção de Registo de Santos.
Com este catálogo, abrimos uma viagem ao passado da irmandade de São Roque, dando a conhecer os objectos e os materiais preciosos ou singelos, utilizados na sua vida quotidiana ao longo de centenas de anos. Os mesmos materializam as práticas cutuais e culturais, ainda bem vivas, que actualmente nos permitem compreender e dar a cenhecer a actividade pública e privada desta associação de homens leigos, em prol do bem comum e da evangelização.
Pagelas e Estampas Devotas de São Roque encontra-se disponível para aquisição no Espaço Irmandade (Loja).