O Roteiro Iconográfico e Devocional da Igreja de São Roque destina-se a ajudar quem visita esta magnífica Igreja "quer como turista, quer como devoto, ou nas duas qualidades” respondendo à sua natural curiosidade acerca das imagens e pinturas que aí encontra. Que personagens representam, que vidas tiveram, que exemplos nos deram de virtude e santidade?

Resulta de uma iniciativa conjunta da Irmandade de São Roque e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sendo a pesquisa e os textos da responsabilidade da Irmandade e a publicação da Santa Casa.

Este roteiro constitui o necessário complemento do Roteiro da Igreja de São Roque, edição da SCML, que circunscreve a descrição da Igreja à sua imensa riqueza artística.

O Roteiro Iconográfico e Devocional da Igreja de São Roque encontra-se disponível para aquisição no Espaço Irmandade (Loja).

Esta é a primeira publicação da colecção Arte e Património Cultural, em que se pretende dar a conhecer o património artístico, documental, iconográfico e musical produzido ao longo de quinhentos anos pela Irmandade de São Roque.

Pretende-se evidenciar a iconografia mandada gravar e imprimir pela Irmandade de São Roque, para a festa do Santo patrono, no dia 16 de Agosto, para ser distribuída pela comunidade de crentes, na Capela do Santo, como lugar de oração, invocando a intercessão de São Roque, enquanto advogado contra a peste.

O Privilégio de declaração de associação da confraria de São Roque de Lisboa com a Arquiconfraria da Caridade de Roma é uma concessão extraordinária de associação espiritual, que estabelece os vínculos de caridade, em comunhão entre as duas instituições.

A solicitação do Privilégio partiu da própria Confraria de São Roque, na pessoa do Procurador, Dom Manuel Lourenço Suares e o diploma foi atribuído em 1583 pelo Pap Gregório XIII, concedendo as graças originariamente outorgadas à Confraternità della Carità, com sede em Roma, desde 1519.

A Direcção da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa convida regularmente a Irmandade de São Roque a participar na sua publicação "Cidade Solidária", através de artigos da autoria dos seus Irmãos. Os temas são variados, de acordo com a linha editorial de cada edição.

As edições da publicação "Cidade Solidária" estão disponíveis para consulta aqui.