A QUARESMA NO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

Assinalando o Ano Santo da Misericórdia, realizou-se durante a Quaresma de 2016, um ciclo de conferências com o tema comum da Misericórdia.

Os conferencistas, prestigiadas individualidades do nosso meio cultural e com pública afirmação dos valores cristãos, nas suas abordagens diferenciadas, trouxeram uma grande riqueza de análise e reflexão, para uma vivência mais consciente e profunda da Misericórdia.

 

Com frequência variável, têm vindo a ter lugar na Sala de São Roque da Irmandade - e esporadicamente na Sala do Brazão e na Sala de Jogos da SCML - conferências sobre diversos temas de actualidade, proferidas por figuras conhecidas da nossa cultura ou especialistas nas respectivas áreas.

Sempre que possível serão disponibilizados os textos das intervenções dos oradores convidados.

 

2014

3º ENCONTRO DE 2014 | PELAS RUAS DE LISBOA

21 de Julho, 2ª Feira, 18h, Sala de São Roque

Dr. João Marrana - Director do Programa Intergerações da SCML
"Pelas Ruas de Lisboa. Diagnóstico de população Sem-abrigo na Cidade de Lisboa"

Dr. Henrique Joaquim - Presidente da Comunidade Vida e Paz
"Intervenção da Comunidade Vida e Paz junto dos Sem-abrigo"

pdfCartaz Pelas Ruas de Lisboa Julho 2014.pdf

 

2º ENCONTRO DE 2014 | ESPIRITUALIDADE CONJUGAL AMOR ESPONSAL
Ciclo: Fins de tarde com a Família

24 de Junho, 3ª Feira, 18h, na Sala de São Roque

Prof. Doutor Juan Ambrosio - Professor da Universidade Católica Portuguesa

pdfCartaz Espiritualidade Conjugal Amor Esponsal Junho 2014.pdf

 

1º ENCONTRO DE 2014 | FAMÍLIA, AFECTOS E CONSUMOS
Ciclo: Fins de tarde com a Família

28 de Maio, 4ª Feira, 18h, na Sala de São Roque

Prof. Doutor Américo Pinheira Pereira - Professor da Universidade Católica Portuguesa

pdfCartaz Família Afectos e Consumos Maio 2014.pdf

 

A realização das Festas de São Roque no Mundo (4 a 7 de Outubro de 2013, Igreja de São Roque, Lisboa) foi, para todos nós, um marco significativo. O culto de um Santo que está bem presente no coração de Lisboa e faz parte importante da história desta cidade pertence ao imaginário de quem aqui reside e, com especial destaque, de todos aqueles que nos visitam, provenientes das mais diferentes zonas do mundo, e de nós levam a imagem da invocação e desta missão secular.

Há muito que Lisboa faz parte do culto de São Roque, graças à força e persistência das comunidades, com certeza reforçadas pela realização duma jornada conjunta de partilha de emoções e experiências, de vivências e ritualizações, alicerçadas no valor do património cultural e religioso, nas suas dimensões material e imaterial. 

Este Encontro Internacional contou com a presença de prestigiados especialistas da História da Arte, Antropologia, Arquitetura, Sociologia, Turismo Religioso, Saúde e Medicina, oriundos de França, Bélgica, Itália, Espanha, Cabo Verde, Brasil e Canadá e constituiu-se como um fórum de debate interdisciplinar, em torno da identidade territorial e da valorização dos recursos religiosos, culturais e patrimoniais, para que, num futuro próximo, possamos, em rede, transformar estas Festas num produto de valorização cultural, sendo para tal necessário um profícuo reconhecimento do património ligado a São Roque, por parte das comunidades que as promovem e revivem. 

Helena Gonçalves Pinto
Comissão Científica

pdf"Festas de São Roque no Mundo - Traços de Cultura" | Programa Geral