Projeto "Música à Varanda" - UCCI São Roque

No passado dia 19 de Maio de 2021 os músicos do Projeto "Música à Varanda" deslocaram-se até à Unidade de Cuidados Continuados Integrados de São Roque para animar os utentes que lá se encontram.

20210519 110220 

20210519 111917

Projecto "Música à Varanda"


Projecto conjunto da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa e Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque, desenvolvido no âmbito da situação pandémica da Covid-19, vivida em Portugal.
O isolamento não é um problema moderno, a pandemia Covid-19 ajudou a agravar uma situação já de si com um profundo enraizamento na sociedade.
O objetivo é atenuar a solidão sentida ao mesmo tempo que sensibiliza os seus colaboradores para uma questão social de enorme peso no quotidiano.
Em cada visita, um número variável de músicos, idealmente entre um e quatro, vão ao encontro da pessoa isolada para tocarem três ou quatro músicas.
O encontro ocorre junto à varanda da pessoa isolada ou patamar do andar correspondente.
Estas visitas podem ocorrer ao domicílio mas também a alguns Equipamentos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

 dsc2648jpg 51099695505 o

Uma Missa por dia não sabes o bem que te fazia

O Serviço de Música Sacra da Igreja de São Roque promove, durante a Quaresma, uma playlist com 7 obras de música sacra escolhidas por personalidades da sociedade portuguesa.
 
A playlist desta semana foi elaborada pelo Irmão José Souto de Moura e já se encontra disponível no Spotify, plataforma que agrega a playlist e de livre acesso mesmo não tendo conta.
 
Queremos desta forma proporcionar às pessoas em confinamento uma forma de terem contacto com a música através deste pequeno convite.
 
Desta forma promovemos simultaneamente a música sacra e a Igreja de São Roque a par com uma proposta de evasão durante o confinamento.
 

Mensagem Quaresmal do Rev. Reitor da Igreja de São Roque, Pe. António Júlio Trigueiros, sj, aos Equipamentos Sociais de Idosos da SCML

Queridos(as) Amigos(as)
 
Espero que se encontrem bem, nestes tempos difíceis que todos estamos a viver.
 
Pelas razões que todos conhecemos, tem sido impossível fazer visitas presenciais ao vosso equipamento, o que muito nos penaliza, mas temos de procurar continuar ligados pela oração e pela união de corações, particularmente neste tempo espiritualmente rico que hoje iniciamos.
 
O tempo da Quaresma, esta caminhada de quarenta dias, que conduz à Pascoa, faz-nos recordar a travessia do Povo de Israel até à terra prometida. Esse povo, mesmo entre dificuldades várias e tentações de desânimo e de desistência, sentiu sempre que o Senhor não o abandonava e encorajava-o a continuar.
 
Nos tempos difíceis que todos estamos a viver, é o próprio Deus que caminha ao nosso lado e nos segreda ao coração palavras de encorajamento, sabendo que este caminho, mesmo no meio da dificuldade e da dor, conduz à alegria da Páscoa.
 
Vamos pedir ao Senhor que nos dê a graça de percorrermos este caminho, muito certos de que somos amados, de que Deus caminha connosco, e de que nos dá a sua mão para não tropeçarmos, nem desanimarmos.
 
Que a intercessão de São Roque nos proteja e nos dê esperança de que a Páscoa não tardará a chegar às nossas vidas e às nossas famílias.
 
Desejando a todos uma boa caminhada quaresmal, saúdo com amizade no Senhor Jesus!
 
P. António Júlio Trigueiros SJ
Reitor da Igreja de São Roque
Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
 
cq5dam.thumbnail.cropped.1000.563